“Lista” de uma dica (para escutar melhor)

Como listas de dicas fazem sucesso, decidi fazer uma também. Porém essa minha lista tem apenas uma dica: reserve um tempo para encontrar amigos e contatos profissionais, mas um de cada vez.

Almoços e encontros com vários amigos são divertidos, geram momentos de descontração e muitas risadas. Ótimo, não pare de ter esses encontros. Aliás aumente a frequência. Encontre-se mais com seus amigos e, se o foco for networking, faça o mesmo com seus contatos profissionais. Encontros fora do ambiente de trabalho são ótimos para quebrar o gelo e aumentar a proximidade de contatos que podem se mostrar muito úteis para a carreira.

Mas em encontros com várias pessoas é difícil aprofundar assuntos específicos ou escutar de fato o que um ou outro tem a dizer. É todo mundo falando, contando histórias, dando risada.

O que eu tenho notado – e praticado cada vez mais – é que encontros individuais tem um grande valor para o relacionamento (seja de amizade ou profissional), maior até que os encontros comunitários. Se por um lado é mais fácil marcar com várias pessoas ao mesmo tempo, por outro, em encontros individualizados você consegue se concentrar no que o outro está dizendo, ponderar, emitir opiniões e de fato ajudar caso seja necessário.

*por José Augusto Moura

Deixe um comentário